Barco Varino Liberdade

História

De proa redonda e fundo chato, com 18 metros de comprimento, 40 toneladas de arqueação bruta e duas velas (a de estai e a latina quadrada), o Barco Varino Liberdade tem uma tripulação composta por um arrais ao comando de dois ou três marinheiros.

Construído em Abrantes em 1945 e batizado com o nome “Campino”, destinava-se ao transporte de mercadorias no rio Tejo. Durante os anos 60 passou a transportar cargas de lixo de Lisboa para a margem sul e, mais tarde, sal no rio Sado. Ainda nessa década o transporte fluvial entrou em decadência e a embarcação, entretanto batizada de “Rio Zuari”, foi afundada. A 25 de abril de 1988, já recuperada e na posse da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, foi rebatizada de “Liberdade” e tornada Núcleo Museológico, permitindo a realização de visitas a bordo entre março e outubro.

Após oito meses de navegação, à semelhança de todas as embarcações deste tipo, o Liberdade recolhe à doca seca para manutenção, pintura e cuidados especiais entre novembro e fevereiro de cada ano.

Preço dos bilhetes

  • Dos 0 aos 4 anos
    Gratuito
  • Dos 5 aos 12 anos
    4,53€
  • Dos 13 aos 64 anos
    9,04€
  • Mais de 65 anos
    50% de Desconto

RESERVAS