Quinta de Subserra
Vinho Municipal “Encostas de Xira”
A QUINTA DA SUBSERRA
De acordo com as fontes escritas, em 1633, foi o capitão D. Diogo da Veiga quem institui o Morgadio de S. Severino e – segundo lápide existente na capela da quinta – terá mandado construir a 1ª capela da povoação e inicia a construção da quinta.
Ainda no século XVII, a sua filha, D. Bárbara de Vasconcelos, manda construir a capela dedicada a S. José, bem como o palácio de S. Severino.
A Quinta chega entretanto à posse do seu sobrinho, D. João Roxas de Azevedo, responsável, já no século XVIII, pela construção do jardim de buxo e da gruta de embrechados que funcionará como casa de fresco.
O terramoto de 1755 terá causado alguns danos na quinta, embora não se saiba em pormenor quais foram.
Em 1980, a Quinta foi adquirida pelo Município.
O PROJETO
A Quinta de Subserra, fundada no século XVII sempre teve tradição de produção de vinho. Em final de 2015, o executivo investe neste projeto de forma mais consistente, contando desde aí com o apoio de uma equipa multidisciplinar nas áreas de Viticultura, Enologia e Comunicação, numa clara aposta na qualidade e na inovação. Desde essa data a adega da Quinta de Subserra foi remodelada, foram implementadas novas metodologias de produção e vinificação e foi criada a primeira marca de vinhos do Concelho – “Encostas de Xira”.
A PRODUÇÃO
A produção está assente em oito parcelas de vinha de castas brancas – ARINTO, FERNÃO PIRES e MOSCATEL e de variedades tintas – CASTELÃO, TOURIGA NACIONAL, TOURIGA FRANCA e SYRAH, numa vinha virada a nascente, uma meia encosta da Denominação IGP-Lisboa.
PRÉMIOS
Vinho branco – Arinto
- Top 5 Arinto de Lisboa 2023
- Medalha de Ouro – Vinhos de Lisboa 2023
- Medalha de Prata – Vinhos de Portugal 2023
Vinho branco
- Medalha de Ouro Internacional – Award Virtus 2019
Vinho tinto – Syrah
- Medalha de Ouro – Cidades do Vinho 2023
- Medalha de Ouro – Vinhos de Lisboa 2023
Vinho tinto
- Medalha de Ouro – Cittá del Viño 2022
- Medalha de Prata – Bacchus 2021
- Medalha de Ouro – Cidades do Vinho 2019
A produção está assente em oito parcelas de vinha de castas brancas e de variedades tintas, numa vinha virada a nascente, uma meia encosta da Denominação IGP-Lisboa.
Vinha de Castas Brancas
- ARINTO
- FERNÃO PIRES
- MOSCATEL
Vinha de Castas Brancas
- ARINTO
- FERNÃO PIRES
- MOSCATEL
Vinha de Variedades Tintas
- CASTELÃO
- TOURIGA NACIONAL
- TOURIGA FRANCA
- SYRAH
Vinha de Variedades Tintas
- CASTELÃO
- TOURIGA NACIONAL (2)
- TOURIGA FRANCA
- SYRAH
É com imenso prazer que se degustam estes vinhos “ENCOSTAS DE XIRA” sempre que possível a maridar com iguarias regionais.
Quintas Municipais
O Município de Vila Franca de Xira integra no seu património três Quintas, propriedades nobres seculares, disponíveis para visita e com diversas valências, localizadas em Subserra (São João dos Montes), no Sobralinho e na Quinta da Piedade (Póvoa de Santa Iria).
Venha connhecer-nos!